HISTÓRIA        
           
 

O Colégio ESCALA, antes denominado Escola de Ensino Fundamental "Alavanca" iniciou suas atividades em 1978 e  tinha como proprietários o Sr. Claret Rocha de Toledo Piza e Sra. Áurea Sigrist.Em 1982, a escola foi comprada pelo Sr. Gentil Rodrigues da Silva e Sônia Gonçalves Rodrigues da Silva que nesta época já possuíam a Escola Carrossel, fundada em 1980, em sociedade com a Sra. Heide Maria Bertoncini R. Lopes, passando a trabalhar com a educação de maternal a 8a séries.Em 1983, com  a saída da Sra. Heide da sociedade é admitida como sócia a Sra. Vera Lúcia Tachinardi Mizurini que trabalhou no colégio até 1990.

Nestes longos anos de trabalho, a escola esteve instalada no Colégio Comercial Candelária, de propriedade da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, depois utilizou as salas da Igreja Presbiteriana e o prédio da rua Bernardino de Campos, em frente à delegacia. Já em 1992, mudou-se para a sede própria localizada à rua Hércules Mazzoni, número 1696.

No final de 1996, entraram para o quadro de sócios o Sr. Orlando Schneider Vianna e sua irmã, a educadora, Maria Auxiliadora Schneider Vianna, que permanecem na sociedade até os dias atuais.O Colégio Escala - Unidade II é autorizado a funcionar pela portaria 26/01/78 e a Unidade I pela portaria DRE - C 66182 GD-RE de 09/12/82.Diante dessa trajetória, o colégio ESCALA é conhecido na cidade pela proposta pedagógica diferenciada que possui, ressaltando a importância do desenvolvimento global da criança e do adolescente, mantendo-se sempre na vanguarda em todos os projetos que desenvolve.